quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Como emendar squares

Pessoal, achei esse blog maravilhoso na net, e achei uma forma de acabar com os squares que fiz, assim que estiver tudo emendado posto a foto.

Para não perder o fio da meada, pensei que esta seria a melhor hora para mostrar como eu emendo os meus squares. Já que acabei de postar a minha manta e muitas pessoas me pedem pra contar como se faz as emendas.

Aproveitei pra fotografar o projeto que eu estava emendando ainda ontem à noite:


Mas aviso: não é um tutorial perfeito como o da Lucy, AQUI, nem tive essa pretensão, porque é muito mais difícil de fotografar o passo a passo do que eu pensava. Mostrar os pontos bem de perto enquanto estão sendo dados é tarefa dura! Ainda por cima, fiz isso à noite.

Espero que sirva para ao menos guiar o "trajeto" que norteia o método "join-as-you-go" ("unir enquanto faz"). Mas aconselho que vejam cada foto do tutorial da Lucy - este, sim, perfeito, e com o qual eu aprendi o método. Mesmo que vc não entenda o que está escrito, acho que depois de ler este, tudo ficará mais claro.

Em primeiro lugar, tenho que dizer que é aconselhável que vc já esteja acostumada a fazer squares; isso certamente vai ajudar porque vc já estará habituada aos cantos e espaços.

Caso vc não esteja ainda acostumada com eles, seria melhor tentar algum outro método de emendá-los já prontos. Neste aqui os squares são emendados à medida que vc faz a última carreira, o que requer um pouco mais de habilidade. Nos outros métodos, vc vai fazendo os quadrados, pilhas e pilhas, e depois emenda tudo (o que também é divertido e que a Lucy explica AQUI).

Bom, primeiro, vc vai fazer um square e deixá-lo pronto, arrematado (ele não aparece nas minhas fotos pq eu já estava com o trabalho emendado em andamento).

No segundo square, vc vai trabalhar normalmente em todas as carreiras, até chegar à última (no meu caso, as carreiras brancas). Nela, vc vai crochetar como sempre até chegar ao primeiro canto:

E então vai começar a união: vc vai substituir as duas correntinhas que faria no canto por um ponto baixíssimo, feito no espaço do canto do square a que este vai ser unido (veja na foto abaixo).

Repare no ponto que está na agulha: é o ponto baixíssimo - com isso o seu square ficou já ligado com este ponto ao square pronto.

Então vc vai fazer os 3 pontos altos que faria normalmente (e que formam o canto completo) e vai fazer novamente um ponto baixíssimo no próximo espaço do outro square:

Agora vc uniu os squares com dois pontos baixíssimos (sendo que este segundo foi dado no espaço entre os dois grupos de pontos altos, abaixo):

E assim sucessivamente: vc sempre vai substituir a correntinha que faria entre os grupos de 3 pontos altos por 1 ponto baixíssimo:

Aqui, na foto abaixo, já chegando ao próximo canto do square: e mais uma vez, substituir as duas correntinhas que faria por 1 ponto baixíssimo:

A partir daí, é só continuar os outros lados do quadrado crochetando os grupos de pontos altos e correntinhas normalmente (isso só é alterado quando há a união).

Agora, a segunda parte, um pouco mais complicada, é quando vc já está fazendo o trabalho e tem que unir o square com dois outros squares (como na foto abaixo).

Então o processo é o mesmo, mas agora vc vai dar 1 ponto baixíssimo no espaço do canto do quadrado acima do que vc está emendando (que é o que tem miolo pink, abaixo, onde a agulha está enfiada já com o ponto nela):

Então vc vai perceber que falta ainda unir o seu quadrado ao que está ao lado dele (na foto acima, o de miolo amarelo, à esquerda).
E vai fazer outro ponto baixíssimo no espaço do canto desse square ao lado também:
E continua fazendo o grupo de 3 pontos altos que forma o canto completo, abaixo:

E vai chegar ao outro espaço entre os grupos de pontos altos, em que vc vai dar 1 ponto baixíssimo, como fez com todos os outros. E assim sucessivamente, dando a volta toda.
Veja abaixo como devem ficar as duas laterais unidas e a agulha pronta pra continuar a última lateral, fechar o quadrado e arrematar:


Ufa! Não foi fácil escrever isso! E infelizmente acho que não ficou muito claro para quem nunca fez... Mas acho que de todo modo pode servir de base, ao menos, e de complemento para o tutorial da Lucy.

Outra dica é pegar o trabalho, sentar na frente do computador e ir acompanhando as fotos e o seu trabalho ao mesmo tempo. Sempre faço isso e dá certo!!

Esse método serve para qualquer tipo de square. O meu é o Summer Garden, AQUI.

Quanto a essa combinação de cores que estou amando, falo no próximo post!


fonte:http://linhasimaginarias.blogspot.com/2010/07/como-emendar-squares.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário